Em agosto de 2018 o Instagram liberou um recurso interessante: a validação de contas por meio de solicitação. Até então, o famoso selo era concedido a um grupo limitadíssimo de figuras públicas e o processo de concessão partia da própria rede social.
A mudança é que, a partir de agora, qualquer perfil (comercial ou não) pode solicitar o selo de verificação. Mas, que fique claro: isso não significa que todo mundo pode ter uma conta verificada no Instagram.
Na verdade, ao contrário do que andaram divulgando, o selo continua restrito à figuras públicas, entidades e marcas conhecidas pelo público. A diferença é que agora isso pode ser solicitado, o que tornou o processo de entrega dos selos um pouco mais rápido e democrático.
Nem precisamos falar das vantagens de ter uma conta verificada, certo? Além de inserir link no Stories(mesmo sem ter os famigerados 10K de seguidores), contas verificadas tem alcance maior.
E, se você quer saber como ter uma conta verificada no Instagram, fica com a gente neste post!
O que significa ter uma conta verificada no Instagram?
As contas verificadas são visualmente reconhecidas. Elas trazem no campo de descrição do perfil um símbolo que remete a um “check” – ou um “vezinho” branco num splash de fundo azul.
Segundo a rede social, o intuito das contas verificadas é comprovar que determinado perfil que o usuário interage é, de fato, o canal oficial da marca ou da personalidade pública. Com isso, são evitadas fake news e a utilização de nomes ou imagens de forma indevida ou por pessoa inapropriada.
Além disso, segundo o big boss de tecnologia do Instagram, também conhecido como CTO e cofounder, Mike Krieger, as contas verificadas têm mais potencial para atingir uma maior audiência na rede.
Isso mesmo: contas verificadas alcançam mais. Sem falar dos links no Stories.
O que mudou na verificação de contas do Instagram em 2018?
Até agosto de 2018, a verificação de contas era de escolha exclusiva do Instagram. Por critérios internos que levavam em consideração o tipo de conta, quantidade de seguidores e engajamento, a rede social priorizava e concedia o selo.
Desde então, foi aberta a possibilidade para que marcas, figuras públicas (>>> influenciadores) e entidades conhecidas, conquistassem o tão sonhado selo.
Como ter uma conta verificada no Instagram?
O Instagram criou um mecanismo muito simples para a solicitação. Vale lembrar que o pedido não significa necessariamente a concessão ou agilidade no processo, mas os benefícios para a imagem de uma marca justificam a tentativa.
Na verdade, o não existem garantias de que um perfil vá conseguir. Nós da mLabs já solicitamos e estamos aqui, ajoelhados no milho esperando. Mas, o procedimento é tão simples que não custa tentar, né?
Quer saber como ter uma conta verificada no Instagram? Veja o passo a passo. Obs.: estamos mostrando como fazer pelo APP no IOS, mas se você usa Android não fica triste não. É igualmente fácil e segue a mesma linha de raciocínio.
01: Abra o perfil da conta e vá até as configurações
02: Selecione o campo “Solicitar verificação”
03: Confirme o seu nome de usuário, inclua o nome completo da pessoa ou da empresa e adicione arquivos que comprovem a identidade ou responsabilidade sobre a marca, como sugerida na descrição
Requisitos para ter sua conta verificada no Instagram
Não é porque você pode solicitar o selo de verificação do Instagram que ele será seu.
De fato, esse benefício não é pra todo mundo, e passa pelos critérios de aceitação do Instagram.
O próprio Krieger foi bem direto ao declarar que o Instagram iria analisar cada pedido de verificação de conta para confirmar a autenticidade, integralidade, exclusividade e a notabilidade (essa última é #tensa).
Mas, o que quer dizer cada um desses requisitos?
- Autenticidade: nada de perfil fake, ou fandom de artista, ou coisa do tipo. Você tem que ser quem diz que é.
- Exclusividade: a conta deve ser exclusiva, não um dos 5 perfis que a pessoa (ou marca) tem no Instagram.
- Integralidade: o perfil tem que ser público, ter foto de perfil, bio completa e, claro, pelo menos um post.
- Notabilidade: a conta deve ser de uma pessoa, marca ou entidade conhecida (e não vale o buzz que uma marca gera com mídia paga, tá? O Instagram analisa tudo isso para entender se a marca é realmente “notável” dentro de um nicho.)
Como você pode ver, o recurso está liberado pra todo mundo, mas não quer dizer que todos os pedidos serão aceitos. Além dos critérios de autenticidade, exclusividade e completude, o perfil precisa ser notável.
Se você já investe em marketing de relacionamento, tem bons promotores de marca, está nadando nos reviews pela Internet e é citado a rodo, fica de boa que tá tudo certo.
Se ainda não tá nesse nível, é hora de trabalhar para chegar lá!
Dicas para ter a sua conta verificada no Instagram
O prazo para resposta da rede social quanto a verificação é de cerca de uma semana, mas vale frisar que nem todos ganham o tão sonhado selinho logo de primeira. Nestes casos, você poderá fazer uma nova solicitação 30 dias após o último pedido.
Mesmo já sabendo como ter uma conta verificada no Instagram ou, pelo menos, como solicitá-la, é importante tomar alguns cuidados para aumentar suas chances de sucesso:
Mostre que o seu perfil é realmente seu
Parece uma dica óbvia, mas é exatamente nela que muitos perfis são reprovados. Contas muito recentes, com poucas publicações e interação, acabam não sendo aceitas na verificação por trazer poucas provas de veracidade.
Para ampliar as chances de sucesso, certifique-se de ter imagens que remetam ao dono da conta. Para as figuras públicas, imagens autorais, não compiladas de outros sites, é importante.
Para as marcas, dispor da imagem de seus produtos ou de uma identidade visual que gere esse reconhecimento é o caminho.
Isso vale também para a descrição do perfil ou biografia (bio, para nós íntimos). Inclua o site, explique quem é você ou a marca e o que faz.
Respeite as regras do dono da bola
A regra é clara e tem que ser respeitada. O Instagram disponibiliza uma série de boas condutas na rede social e estar de acordo com elas é um grande diferencial para ter a verificação da sua conta aprovada.
Evite spam, compra de seguidores ou uso de ferramentas automatizadas para seguir e curtir perfis no canal. Além dessas, atente-se às questões de direitos autorais. Para quem trabalha com conteúdo isso não é regra, é premissa.
Selo de verificação no Facebook é meio caminho andado
Como nós estamos carecas de saber, o Tio Zuck é dono do Instagram também. Por isso, ter a sua conta ou das marcas que gerencia verificadas na rede mor do big boss já é meio caminho andado.
Por isso, se a sua conta no Facebook ainda não possui verificação, é um bom caminho para começar.
Suas outras redes sociais também contam pontos
Para a validação, a pesquisa inclui, além dos documentos de verificação, a sua presença em outros canais – incluindo redes sociais.
Por isso, certifique-se que as demais mídias tragam conteúdo com abordagem similar – mas não equivalente, pois sabemos que isso não funciona para todos os canais da mesma forma, certo?
O que sai sobre a marca ou pessoa que busca a verificação em canais mais tradicionais, como televisão e na mídia em geral, também conta pontos no processo.
Faça parcerias, tenha uma estratégia alinhada e colha os frutos de uma presença digital consolidada.
Não se esqueça que neste processo você poderá se deparar com contas que levam o nome da marca ou da pessoa que não são os oficiais.
Para isso, o recurso de denúncia é um grande auxílio. Compartilhe com seus fãs, se for o caso. Quanto mais denúncias, mais rapidamente o perfil falso será excluído!
Preparado para ganhar o selo de verificação no Instagram? Conte pra gente se você conseguir!